terça-feira, novembro 02, 2010

Trabalho Infantil na África

Quando falamos em África, uma de nossas piores lembranças referente ao desrespeito aos direitos humanos da crianças, é o predomínio de inúmeras que sofrem por desnutrição devido à falto de alimentos e a utilização de água contaminada, por não terem poços e nem água canalizada. Além da exploração infantil, uma vez que são obrigadas a trabalhar e, até, a serem soldados nas guerras.

Dois dos maiores fatores que atingem as crianças africanas são o abandono e a orfandade. As guerras, a emigração forçada, a pobreza e a fome são algumas das suas causas mais graves.

Como?
O trabalho infantil nas minas e também a situação das adolescentes como empregadas domésticas são as formas de trabalho infantil mais comuns na África. Até mesmo crianças com menos de 5 anos de idade vendem jornais de sol a sol, ou ainda, muitos menores são vistos empunhando e carregando armamento.
Há ainda casos mais desumanos e perigosos de trabalho infantil, como são a escravatura, a prostituição, o tráfico de drogas. Onde muitas crianças trabalham à noite, em condições insalubres, expostas a produtos químicos, em alturas perigosas, debaixo de terra ou da água e sujeitas a maus-tratos.
É perceptível ainda, que são nas atividades agrícolas que predomina o recurso ao trabalho infantil, confirma o relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Porém, apenas uma a cada cinco crianças que trabalham, é paga pelo que faz, no caso da agricultura.

Por quê?
Em muitas situações o trabalho infantil nasce da necessidade de contribuir para a economia familiar, portanto, muitos dos pais obrigam aos filhos ajudarem com o sustento. Pois quantos mais forem os que trabalharem, melhor a família conseguirá sobreviver à dureza do custo de vida



Toda essa situação resulta em privar as crianças do direito à sua infância. O Trabalho Infantil tem sido uma das principais causas do insucesso escolar na África, onde várias crianças estão fora do sistema do ensino.  Além da fraca cobertura da rede escolar e do fraco nível do ensino, o trabalho é responsável por impossibilitar a frequência  de cerca de 150 milhões de crianças africanas às escolas.
O Governo, porém, com a ajuda de parceiros, nomeadamente o PAM (Programa Alimentar Mundial), através do programa Cantinas Escolares, diz-se conduzir um grande número de crianças para o sistema escolar.
O que pensa uma criança que é exposta nas ruas, se prostituindo, ou ainda aquelas com suas mãos calejadas de tanto trabalho? Todos temos que estar certos de que esta é uma situação humanitária, cabe a todos nós não ignorarmos diante aos fatos. Mais ainda porque não é uma situação tão distante, basta abrirmos os olhos que iremos perceber o trabalho infantil bem de perto. 





Por Heloiza Ferreira.


5 comentários:

rafhael disse...

ah que blog legal , muito bom mesmo!

Anônimo disse...

Gostei muito desse blog.Ele abre os olhos das pessoas a enchergarem esse enorme problema da África,que acaba prejudicando a infância de muitas crianças,e atrapalhando o seu desenvolvimento,além de aumentar a mortalidade infantil.Não fazem isso por quererem,e sim por necessidades,e ainda são obrigadas por seus país a trbalharem,e mesmo assim não conseguem o suficiente para se sustentar.Sem contar com outros problemas que eles são obrigados a enfrentam,como o racismo,a epdemia da AIDS,as guerras civis e a corrupçao dos governos.ESSA É A VIDA DURA DA MAIORIA DA POPULAÇAO DA ÁFRICA,INFELIZMENTE.

Anônimo disse...

nus valaeu vôce mi fez ttirar um oitu na pesquisia di histori4

CEREBRAL BRAND disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ameii